O Safari – navegador padrão de fábrica dos Macs e também disponível para Windows – é uma das principais referências quando se fala de internet e seus padrões. Compatível com as principais tecnologias utilizadas na web - como HTML 5, Flash e Silverlight -, o navegador de Steve Jobs é um velho conhecido dos macmaníacos.
Um dos primeiros a oferecer modos de navegação discreta, em que as passagens por sites que armazenam informações do internauta não é registrada, o Safari também apresenta uma série de facilidades em relação à maneira como se usa a rede mundial.
Outra funcionalidade acrescida nesta última versão são as extensões. A exemplo do Mozilla Firefox e do Google Chrome, o navegador da Apple também passa a suportar aplicativos complementares, que estarão disponíveis em uma espécie de App Store.
O leitor de RSS integrado é um exemplo, permitindo que as assinaturas de recebimento do seu conteúdo favorito sejam rapidamente conferidas dentro do próprio aplicativo. O navegador oferece inclusive um botão especial – na Barra de endereços – que facilita tanto a assinatura quanto a conferência das novidades dos seus sites favoritos.
MAIS RAPIDEZ E FACILIDADE
A nova versão do Safari não traz grandes novidades estéticas, sendo exatamente a Barra de endereços a principal diferença nesse campo. Assim, o navegador da Apple apresenta de maneira mais inteligente o histórico de navegação e os endereços acessados recentemente, incluindo também o título da página em questão na visualização do endereço. Com isso, encontrar a página exata que você quer abrir fica mais rápido e fácil.
Um dos poucos novso atrativos para os olhos do Safari 5 é muito mais voltado ao conforto de leitura do que para complementar a beleza minimalista do browser da Apple. Agora, quando você for ler algum texto - como os artigos do Baixaki - você pode eliminar, durante a leitura, elementos da página que distraiam, mantendo apenas o conteúdo principal em evidência.
Por trás dos panos, entretanto, residem as verdadeiras mudanças. A programação mais leve e novos engines – códigos responsáveis pela interpretação dos diversos elementos de um site – mais eficazes transformam o Safari em um dos mais rápidos navegadores existentes na atualidade.
A lista de suportes também aumentou, graças à inclusão de leitores para uma variedade de atributos do novo HTML 5 do W3C, agência independente responsável pela padronização das linguagens utilizadas na web.
Uma mudança que ninguém esperava veio como a alteração da busca padrão do navegador. Apple e Microsoft nunca foram empresas muito amigas, porém a partir do quinto lançamento do Safari, ao invés de a pesquisa padrão utilizar o Google, as buscas serão realizadas no sistema Bing de Bill Gates.
Estendendo a caçaUm dos grandes méritos do Firefox sobre outros navegadores – inclusive o Safari – sempre foi a facilidade para a criação de extensões e complementos. Apesar de o Mac OS X sempre ter apresentado maneiras de realizar scripts direcionados a certos programas, o Automator nunca foi muito popular quando o assunto é aprimorar a experiência de navegação.
Por isso, com a versão 5 do Safari também surge o Safari Developer Program, destinado a todos que desejem aprimorar o funcionamento do navegador a partir dos padrões da internet: HTML 5, CSS 3 e JavaScript.
O programa para desenvolvedores oferece certificados de segurança e uma galeria de extensões, para facilitar a divulgação de cada complemento e permitir que os usuários encontrem tudo o que precisam em um único lugar.
Baixando o Safari 5
O link de download acima leva você até a página de download da Apple. Preencha o formulário com seu email, escolha a versão do aplicativo que melhor combina com seu sistema e clique em "Download Now" para iniciar a transferência.
Assinar:
Postar comentários
Postar um comentário